Um número significativo de crianças sofre de Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Trata-se de uma desordem muito mais comum nos rapazes do que nas raparigas: 80% a 90% dos casos diagnosticados são de rapazes.A situação torna-se preocupante quando estas crianças começam a frequentar a escola, podendo o seu comportamento comprometer o desempenho escolar.
As crianças hiperactivas manifestam alguns sintomas de falta de atenção que é possível identificar:
- apresentam dificuldade em manter a atenção ao executar tarefas ou actividades;
- evitam as tarefas que requerem esforço mental persistente;
- distraem-se facilmente com estímulos irrelevantes;
- não tomam atenção suficiente aos pormenores ou cometem erros por descuido nas tarefas escolares, no trabalho ou noutras actividades lúdicas;
- parecem não ouvir quando se lhes dirigem directamente;
- perdem objectos necessários a tarefas ou actividades que terão de realizar.
Eis alguns sintomas de hiperatividade - impulsividade observáveis nas crianças:
- mexem permanentemente os pés;
- levantam-se na sala em situações em que se espera que estejam sentadas;
- correm e saltam excessivamente em situações inapropriadas;
- apresentam dificuldade em se envolver numa actividade de forma tranquila;
- falam em excesso;
- respondem antes do final da pergunta;
- apresentam dificuldade em esperar pela sua vez.
No entanto, para se concluir a presença da TDAH é fundamental que os sintomas persistam por mais de seis meses e se tenham iniciado antes dos sete anos.
O educador deve estabelecer regras precisas e consequências claras e não deve utilizar uma linguagem de confronto, de modo a evitar comportamentos inadequados. Deve também alternar actividades paradas com actividades mais activas, ajustando o ritmo.Encorajar a criança a desenhar pode ser uma forma de ajudar a lembrar determinado assunto abordado.Contar uma história é também uma forma eficaz de captar a atenção, visto que todas as crianças gostam de ouvir histórias, especialmente histórias pessoais.
1 comentário:
magnifico e explicito...
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